O começo de um legado: João - Os primeiros anos na Loja Matriz


Mostra em homenagem aos 91 anos do empresário retrata os 10 primeiros anos do Armazém Paraíba no Piauí

Resgatar memórias é como eternizar vidas e trajetórias. No dia 21 de junho celebramos mais um aniversário de nascimento de Seu João. Como parte da comemoração, o Armazém Paraíba realizou a “Mostra João – Os primeiros anos na Loja Matriz”. A exposição centra na primeira década do Paraíba em Teresina: 1968 a 1978, e é o início de uma série de Mostras que vão apresentar algumas fases da vida do inesquecível empresário. A experiência permite mergulhar nos seus grandes feitos de modo bastante sensorial e, para algumas pessoas, nostálgico.

“João – Os primeiros anos na Loja Matriz” fez uma visita no tempo, exatamente no local onde era o Salão Nº 1 da loja do Armazém Paraíba, na Rua João Cabral, em Teresina (PI). Foi feita uma reconstrução do espaço físico do gabinete do Seu João, onde ele recebia pessoas e conversava sobre os temas mais variados, desde o fornecimento de produtos, sobre clientes, cultura, patrocínio e até mesmo futebol. Temas estes sobre os quais sempre gostou de conversar e que comprovam o quanto era antenado e se adequava às pessoas para estabelecer ótimas relações.

Com um discurso tocante, repleto de emoção, o Dr. João Claudino Júnior externou que a ação “é a concretização de um momento e, certamente, haverá muitos outros. Isso é possível quando a gente observa a história do papai. Todos que estão presentes de uma forma muito particular me fazem lembrar dele, de quanto ele, que gostava de gente, entendia a preciosidade que era entender e interpretar corretamente as pessoas e seus anseios. Ele fazia isso com muita simplicidade, recebendo e conhecendo as pessoas, e no fundo estava conhecendo a si mesmo, porque ele acreditava que aquele era o caminho. Compartilhar esses momentos e poder dividir e resgatar o salão, com certeza acalma e traz um acalento. Esse resgate mantém ele sempre aqui, não apenas vivo, mas faz com que a gente acredite cada vez mais na eternidade do espírito do que é divino. As boas memórias têm esse poder”, relembrou o diretor do Armazém Paraíba durante abertura da Mostra.

Compartilhando do mesmo sentimento de reverência ao grande homem que foi o Seu João — e como sempre será lembrado — Fernando Oliveira, diretor da Sucesso Publicidade, confessa que esse foi o início de muitas outras homenagens que serão realizadas. “Esse é um momento único no qual a gente se inspira no passado e traz um pouco para o presente para projetar o futuro. Essa Mostra é o início de outras que teremos futuramente. A cada ano teremos uma exposição que irá retratar 10 anos da vida do Seu João. Isso nos inspirou muito porque Dr. Júnior nos deu uma margem muito boa para trabalhar e a confiança que ele tem na nossa equipe. Com isso, o trabalho é muito satisfatório”, observa.

Movidos pelos sentimentos de saudosismo e orgulho, o lançamento da Mostra foi realizado com a presença de grandes amigos, familiares e empresários de Teresina (PI). Reunidos com segurança, eles conheceram em primeira mão o espaço onde Seu João fazia uma das coisas que mais gostava: ouvir as pessoas, os amigos, clientes e funcionários. 

Na solenidade, o humorista João Cláudio Moreno relembrou o legado e os laços de amizade construídos pelo empreendedor. “Seu João, na sua vida, ensinava a cada um de nós. Se é frágil, primeiro é preciso ser humilde; mas, se se é forte, grande e poderoso, mais humilde ainda é preciso ser. Esse legado é a herança do Seu João, não são os bens materiais. A herança do Seu João é sua personalidade brilhante. É eterna, presente no coração de cada um de nós. Que se multiplica na fé, na esperança e na mesma filosofia que ele pregava: portas abertas, coração sincero, simplicidade e os amigos como ingrediente principal. Ele sempre disse: ‘Tudo que eu fui fazer, eu olho para trás e vejo muito mais dos outros do que de mim’ ”, parafraseou o humorista.

Além de fotos e um pouco da história desses 10 primeiros anos no Piauí, os presentes também foram surpreendidos com uma estátua em tamanho real do Seu João. A Mostra foi aberta ao público durante um mês: de 19 de junho a 19 de julho. O evento teve curadoria e textos de Douglas Machado; direção de arte de Marcos Pê; supervisão de Fernando Oliveira e Dr. João Claudino Fernandes Júnior.

 

VEJA TAMBÉM

Segunda edição do Circuito Pedalada do Bem acontece em maio

A segunda edição do maior passeio ciclístico da região já tem data para acontecer. No dia 15 de maio, ciclistas amadores e profissionais se encontram na Pedalada do Bem.

O Paraíba Tá On

Campanha divulga plataformas de vendas on-line do Armazém Paraíba

Armazém Paraíba participa da Feira de Móveis em Minas Gerais (FEMUR 2022)

O Armazém Paraíba marcou presença na 15ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais – FEMUR 2022