Casa do Cantador – O legado continua


Paraíba e Secretaria de Cultura do Piauí se unem para reformar Casa do Cantador

Com esses versos em homenagem ao Seu João, o poeta e repentista Pedro Mendes Ribeiro resumiu o quão importante o empresário foi e ainda é para toda a cultura nordestina. No dia 16 de agosto, a Casa do Cantador comemorou mais um ano de sua inauguração. O local é outro legado deixado pelo empresário. Ele doou a casa para a Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí (Avipop). O espaço representa uma das maiores conquistas da literatura de cordel do Brasil e do mundo e por muitos anos também foi morada do Seu João.

Já são 36 anos sendo abrigo para violeiros de todo o Nordeste, que se deslocam em suas cantorias ou em tratamento médico. No local, eles têm assistência total e ajuda do presidente Pedro Mendes Ribeiro com hospedagem e auxílio em consultas, exames, cirurgias e medicação.

Manter viva essa tradição popular nordestina continua sendo o objetivo do Armazém Paraíba na pessoa do Dr. João Claudino Júnior. Por isso a Casa do Cantador vai passar por um processo de revitalização e ampliação e contará com o patrocínio do Paraíba. O pontapé inicial do projeto aconteceu em Teresina (PI) com a presença do Dr. João Claudino Júnior, do secretário de Cultura do Piauí, Dep. Fábio Novo, e do presidente da Avipop, Pedro Mendes Ribeiro.

Dr. João Claudino Júnior e Pedro Mendes Ribeiro durante visita à Casa do Cantador

“A Casa do Cantador é um desses feitos do meu pai que os cordelistas do Brasil todo conhecem. É preciso fazer com que todos tenham acesso a esse lado cultural, da educação e do conhecimento. Poder dar continuidade a esse belo trabalho do meu pai é uma alegria muito grande, não apenas para nós que somos família, mas para todos aqueles que se sentiram órfãos com a partida dele. Temos a certeza de que esse projeto de João Claudino, com o auxílio de todos esses amigos, é também um projeto de cultura, de alegria, de conhecimento e continuará a prosperar e dar oportunidades à cultura nordestina”, ressaltou Dr. João Claudino Júnior.

“Esse espaço, que abriga violeiros e repentistas de todo o país há mais de 30 anos, mantém viva a tradição da nossa cultura popular. Por isso essa modernização é tão importante. As obras serão executadas pela Secretaria de Cultura do Piauí com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Seic) e patrocínio do Paraíba. Foi um prazer estar com o presidente da Casa, Pedro Mendes Ribeiro, e com o empresário João Claudino Júnior, filho do "Seu João", que foi um grande incentivador do Festival dos Violeiros e apoiador de vários projetos culturais em todo o estado. Nós só temos que agradecer essa parceria”, destacou o secretário Fábio Novo.

 

Encontro também tratou sobre a nova edição do Festival de Violeiros do Norte e Nordeste

Outro assunto abordado no encontro foi o maior festival de violeiros do mundo, o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. Em 2019 aconteceu a 46ª edição com a presença de mais 180 violeiros de todo o país. Com a pandemia, em 2020 o evento não foi realizado. Mas neste ano ele voltará em um novo formato. A previsão é que seja realizado no final do ano.

“Nosso anseio é não deixar morrer essa semente, seria um desastre internacional. Isso é tudo de maior que o Piauí pode fazer em matéria de grandeza a favor da literatura de cordel. É em função desse festival que surgem grandes repentistas”, destacou o presidente Pedro Mendes Ribeiro.

Dr. João Claudino Júnior continua o legado de apoio à cultura popular nordestina

A realização do festival teve apoio incondicional do Seu João, desde a primeira edição. “Fazer um festival tão grande, por tanto tempo, só foi possível graças ao empresário João Claudino, que Deus levou. Mas agora, seu filho, que tem o mesmo nome, quer resgatar essa cultura. Eu já estava preparado para pendurar as chuteiras com 90 anos, mas o ideal é superior a todas as forças. Eu contei em toda minha vida com a ajuda do Seu João e recebo agora do filho a declaração de continuar contando com os Claudino, antes João Claudino, hoje João Claudino Júnior”, pontou Pedro Mendes.

 

 

VEJA TAMBÉM

Segunda edição do Circuito Pedalada do Bem acontece em maio

A segunda edição do maior passeio ciclístico da região já tem data para acontecer. No dia 15 de maio, ciclistas amadores e profissionais se encontram na Pedalada do Bem.

O Paraíba Tá On

Campanha divulga plataformas de vendas on-line do Armazém Paraíba

Armazém Paraíba participa da Feira de Móveis em Minas Gerais (FEMUR 2022)

O Armazém Paraíba marcou presença na 15ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais – FEMUR 2022